segunda-feira, 3 de março de 2014

Música

                     Eco dos Clássicos  da Marrabenta






Por ocasião da passagem dos dez anos da morte do artista Alexandre Langa e com vista a perpetuar a sua obra musical, a Conga Musica com a Produção de Izidine Faquira gravou um CD nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2013 em homenagem ao artista, com a participação de diversos musicos nacionais. Assim, o disco será apresentado ao público no dia 06 de Março do presente ano no Centro Cultural Universitário pelas 20h.








Alexandre Langa nasceu na província de Gaza, distrito de Chibuto, concretamente na localidade de Indhaveni, no dia 26 d...e Fevereiro de 1943. Passou a maior parte da sua infância nesta localidade, resultante daí a influência da música chopi. Também na fase de iniciação, teve acesso ao gramafone, através do qual escutava música sul-africana.

Alexandre Langa é provavelmente, o músico moçambicano com mais canções gravadas. São gravações feitas ao longo de uma carreira de se invejar, mas que infelizmente não melhorou a sua condição financeira.

Diga se que as obras de Alexandre Langa contribuíram para a afirmação da cultura musical de Moçambique. A situação de Alexandre Langa é a mesma que a de muitos artistas musicais moçambicanos, em particular dos que surgiram antes da independência nacional. Nunca passaram bons momentos, embora tenham mensagens de luta contra a burguesia e outras formas de opressão. A mesma elite que, depois desses tempos, não defende, em termos práticos, os artistas que lutaram pela mesma causa.

A geração de Alexandre Langa cantou a revolução de forma de voluntária. Criou um ambiente musical genuinamente moçambicano, uma vez que o colonialismo havia feito um grande investimento no sentido de afastar o povo de Moçambique da sua própria cultura.

Esta geração que cantou a revolução e defendeu, quiçá emocionalmente, certas correntes políticas, é a que foi ignorada pelos decisores que não tiveram a cultura de um bom concerto, nomeadamente a importância das artes na sociedade.

Alexandre Langa não é o único artista empobrecido. Nem é o último da espécie…

Alexandre Langa é o cantor das coisas do povo. Por via da sua música, procurou sempre fazer a síntese do nosso quotidiano. Cantou todos os momentos da nossa história; o nosso sofrimento e as nossas glórias.

Diga que a música de Alexandre Langa foi feita de pedaços da vida de cada um dos moçambicanos.

In Marrabentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário